Saturday, September 09, 2006

Polícia rastreia dinheiro do caso Berka às Testemunhas de Jeová

http://www.praguemonitor.com/ctk/?story_id=w40662i20060908;story=Police-track-money-from-Berka-case-to-Jehovahs-Witnesses

Praga, 7 de setembro (CTK) - a polícia está investigando se o dinheiro que uma quadrilha em torno do ex-juiz de falências Jiri Berka desviou de empresas tchecas através de falências fraudulentas terminou em contas bancárias de pessoas ligadas às Testemunhas de Jeová, relatou nesta quinta-feira o jornal Mlada fronta Dnes.

"Isto seria uma rede engenhosa pela qual o grupo lavou o dinheiro ou seus sócios usaram a estrutura das firmas pertencentes às Testemunhas de Jeová para a legalização de seus lucros de negócios," um detetive contou ao jornal.

Mlada fronta Dnes escreve que o administrador de fundos de falência Daniel Thonat, a principal testemunha no atual caso do grupo de Berka, é um ex-membro da sociedade religiosa Cristã fundamentalista. Igor Brdlik, quem a policia considera a inteligência dominante do grupo, também teve contatos com pessoas influentes da seita.

O juiz Jiri Bernat, o juiz principal no julgamento do grupo que está atualmente em andamento, recusou, por enquanto, fazer um comentário sobre o papel das Testemunhas de Jeová. "No momento isto não está na agenda," disse ele.

Mlada fronta Dnes escreve que, de acordo com o procurador, a quadrilha em torno de Berka desviou quase CZK 300 milhões de empresas tchecas. A polícia acredita que os lucros do grupo pudessem alcançar CZK 500 milhões. (USD1= CZK 22,069)

©2006 CTK Agência de Notícias Tcheca

Como começou este caso?
O site da Radio de Praga relata neste link: http://www.radio.cz/es/articulo/50684

Por Elena Horálková
Pela primeira vez na República Tcheca tem sido processado um juiz por atividades criminais e abuso de poder, informa a imprensa. O juiz regional da Boêmia do Norte, Jiri Berka foi acusado junto com seus quatro cúmplices por atividades financeiras suspeitas relacionadas com a organização de falsas falências de várias empresas e do banco Union Banka.
A investigação do caso se prolongou por um ano, devido a que o crime financeiro sempre resulta difícil de comprovar, destacou o chefe da seção anticorrupção da polícia tcheca, Jiri Pálka, agregando que os danos causados superan 2 milhões e 500 mil euros.